terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vicariato de Silvânia celebra DNJ.


O DNJ no Vicariato de Silvânia – arquidiocese de Goiânia foi celebrado no dia 18 de Outubro com mais de 500 jovens. A realização do DNJ foi feita pelo Setor Juventude do Vicariato composto pela Pastoral da Juventude; Renovação Carismática Católica e EJC – Encontro de Jovens com Cristo. Todas as comunidades e paróquias estiveram representadas.


Na programação aconteceram momentos de oração e animação. Mas, um dos momentos que os/as jovens destacaram foram os grupos para conversa sobre o tema do DNJ deste ano; CONTRA O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE e lema: “JUVENTUDE EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA”. Os grupos foram articulados pelos três eixos que apontavam o subsídio de preparação para o DNJ: Violência entre os/as jovens e a exclusão social; Extermínio da Juventude e a Redução da Maioridade Penal e Jovens Construtores/as da Paz e da Justiça.



Dentro de cada eixo foram feitos cinco grupos, com temas diferentes.
Para o primeiro eixo foram Violência no Ensino Médio (Bullying); Violência Juvenil e Drogas; Violência e Trabalho Escravo nas Áreas Rurais; Violência Juvenil: Orkut, Youtube e MSN e Violência Juvenil e Exploração Sexual.

O segundo eixo foi Juventude contra a Cultura de Morte; Ser Jovem no Brasil com Direitos; Juventude, Igreja e redução da Violência; Juventude e Diálogos com Adultos; Juventude e Crimes: Vitima ou Causa.





E por fim no terceiro eixo foram Juventude e Amizade com jovens de outras igrejas/religiões na luta contra a Violência; Educação, Esporte e Lazer, vão diminuir a Violência? Conversas entre os Filhos Jovens e os Pais para diminuir a Violência; Drogas, Prostituição, Marginalidade e Homicídios lutar contra: Um Compromisso Juvenil pela Vida e Conhecer os Direitos para Defender da Violência Policial.





Durante a manhã foram organizados estes grupos e depois do almoço, tiveram a fala de um psicólogo que falou sobre afetividade e sexualidade.
Depois os grupos prepararam bandeiras para a marcha que culminaria com uma celebração da Eucaristia.





Logo após a celebração eucarística os jovens retornaram para suas cidades, motivados para continuarem na luta pelos direitos da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário